Siguir este Site!

Evolução da Bicicleta


Como nasceu a bicicleta



Você sabia que a bicicleta, sua invenção não e tão nova quanto parece ser pois é, em 1690 o francês Siorai construiu a primeira maquina desta natureza o celerifero que constava de duas rodas de madeiras ligadas por uma haste em que a pessoa se apoiava e com as pernas no chão fazia o movimento para por a mesma em movimento.em 1818 surge a draisiana inventada pelo barão Drais de Sauerbrac com apenas uma modificação esta tinha um eixo nas rodas mais para por em movimento o processo era mesmo do celerifero.Em 1835 Ernesto Michaux inventou o biciclo- munido de pedal dando maior velocidade e estabilidade .Em 1875 aparece o grande bi ou aranha esta tinha pedais e a roda da frente eram muito grandes que tornava as maquinas muito perigosas.Em 1880 surge na Inglaterra a primeira bicicleta dotada de uma camba oca que foi substituída em 1889 por Truffoult usando a câmara de ar e pneumático. Assim e o inicio da historia da bicicleta, que desde, então vem passando por novas transformações, chegando as atuais e modernas bicicletas de materiais de alta tecnologia assim como a fibra de carbono, titânio, alumínio além de outros.


Cronologia da Evolução da Bicicleta.

 "O primeiro projeto conhecido de uma bicicleta é um desenho de Leonardo da Vinci sem data, mas de aproximadamente 1490. Só foi descoberto em 1966 por monges italianos."

-1790 - O conde francês Mede de Sivrac idealiza o celerífero, derivado das palavras latinas celer (rápido) e fero (transporte)

Obs.; A dada que está registrada em livro publicado pela grafica mercurio São Paulo, 1948 é de 1690 para o Frances Siroai.

-1816 - O barão alemão Karl Friedrick Christian Ludwing van Sauerbroun Drais, nascido em Baden, instala o guidão no "celerífero" e cria a "draisiana".

-1818 - A 5 de abril, o Barão Drais apresenta seu invento no Parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz o trajeto Beaum-Dijon na velocidade média de 15 km/h.1820 Draisiana Infantil (primeira infantil do Mundo)

-1840 - O escocês Kirkpatrick McMillan adapta duas bielas ao eixo da roda traseira, que serviam como pedias. No entanto, havia desconforto na pedalada e dificuldade de equilíbrio.

-1855 - O francês Ernest Michaux e seu filho, de apenas 14 anos de idade, adaptam pedais à roda dianteira do velocípede, veículo que tinha como grande problema o elevado peso de 45 quilos.

-1868 1ª Prova masculina com biciclos, vencida pelo inglês James Moore, Parque Saint' Cloud Paris. 1ª Prova Feminina, ocorrida no parque Bordelais, em Paris, no dia 1º de novembro.

-1875 - Nasce a primeira fábrica de bicicletas do mundo, a Companhia Michaux, com 200 operários, que fabricavam cerca de 140 bicicletas por ano. Cada bicicleta era vendida, na época por um exorbitante: 450 francos.

-1877 - Rouseau apresenta um dispositivo que por meio de duas correntes multiplicava o giro da roda dianteira.

-1880 - Vicent, parisiense, controi a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira.

-1884 - Ano cheio de acontecimentos. Na Inglaterra, Thomas Humbert inventa o quadro de quatro tubos, utilizando caixas de centro com esferas. Na Itália, o plano esportivo vai se desenvolvendo. Veloce Club de Firenze organiza a primeira corrida de bicicletas, no dia 2 de fevereiro, num circuito de 33 quilômetros. Um jovem de apenas 16 anos, van Heste Rynner, é o vencedor.

-1885 - Giusepe Pasta vence a I Volta dos Bastiones, realizada em Milão, cobrindo os 11 quilómetros em 37 minutos. Nessa época, os intelectuais comentavam ser a bicicleta "mais sedutora que uma mulher".
-1887 - Invenção do pneu, James Boyd Dunlop, Irlanda.1891 - O francês Michelin lança o pneu desmontável.

-1895 - No dia 9 de outubro toda a cidade de Milão aplaude a chegada de Raffaelle Gatti, que retorna do "Tour do Círculo Polar Ártico".A partir daí, sucessivas modificações técnicas foram introduzidas na bicicleta.
Outros links

Pierre Michaux (26 de junho de 1813 - 1883) foi um ferreiro que fornecia peças para carruagens em Paris durante as décadas de 1850 e 1860. Em 1864 ele formou uma sociedade com o irmão Olivier com seu próprio nome.

Dunlop Tyres. (1840 –1921) foi um inventor escocês fundador da empresa Dunlop de pneumáticos que leva seu nome.