Siguir este Site!

Terminologia do Condicionamento


                           Terminologia do condicionamento físico.

TIRO, Nick ou sprint é o aumento da intensidade no final de um treinamento ou competição.
RITIMO é a frequência da velocidade com base na media dessa velocidade durante a atividade.


QUALIDADE DO TREINO é a relação entre intensidade, velocidade e distancia no programa de treinamento.
EFEITO DO TRENAMENTO é o resultado que ocorrem em consequência do trabalho realizado durante os treinamentos com mudanças físicas e mentais na adaptação as tensões dos treinos.
PAREDE é o limite quando se chega à exaustão, que pode ocorrer em consequência do ritmo ou da distancia onde quase não se pode prosseguir.
FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO é a frequência cardíaca do atleta quando ele está em completo repouso.
FREQUÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA é o maior numero de batimentos que o coração realiza por minuto e pode ser verificado por exame cardiológico especifico ou marcador de frequência cardíaca.
FREQUÊNCIA CARDÍACA DE SEGURANÇA é um tipo de trabalho indicado para iniciantes na atividade desportivas, pois o trabalho é realizado numa faixa que geralmente se situa em torno dos 50 a 60% das frequência cardíaca máxima. Assim se você utilizar a fórmula de Fcmax padrão -matemática- você pode determinar sua frequência cardíaca de segurança.


Como exemplo tomou individuo de 30 anos sabemos que o padrão e Fcmax são 220 então: 220-idade = 220- 30 = 190 encontramos 190 como parâmetros para o trabalho de frequência máxima desse individuo, nesse caso e multiplicar 190 por 60% ou 50% para encontra a sua frequência de treinamento de segurança.

FREQUÊNCIA CARDÍACA DE RECUPERAÇÃO é o tempo que o coração leva para reduzir os batimentos após a conclusão de uma atividade, geralmente esse tempo está entre 1 a 2 minutos. Usando a formula ou método ajustado a idade tomamos como exemplo ciclista de 20 anos. Então fica assim: Fcmx - idade x percentual da intensidade, logo 220 -20= 200 Sugerindo que a intensidade é 60%-70% então multiplicamos 200 x 0.60% e encontramos o valor da frequência cardíaca inferior que é = 120 bpm e em seguida multiplicamos 200 x 0.70 =140 e encontramos a faixa superior de sua frequência de trabalho. E ao terminar a atividade 1 a 2 minutos após você poderá determinar sua frequência de recuperação.Porém é bom salientar que este método é matemático e não através de esforço especifico e não é tão exato.


Como realizar um teste especifico para determinar a sua Frequência de Recuperação.


Para o ciclismo você poderá realizar um teste especifico em um terreno com ladeira (ladeira longa) ou uma serie de ladeiras. Realize o teste fazendo o esforço até atingir seu limite, em que você se aproxime da exaustão, então verifique através de marcador de frequência qual a sua Fcmax, então você para, e verificar num intervalo de 01 a 02 minutos (faça anotação se você utilizou como parâmetro 01 ou 02 minutos) deste modo encontrara sua frequência de recuperação de forma mais exata.
FREQUÊNCIA CARDÍACAS DE RESERVA é a faixa especifica de frequência cardíaca que você possui entre sua Fmax e sua FREQUÊNCIA CARDÍACA DE RECUPERAÇÃO também conhecida com "Frequência de Trabalho do Coração".

No Link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!