Siguir este Site!

Planejar Treinamentos para o Ciclismo



 CRITÉRIOS






FORMA DE TREINAMENTO - Podem ser; de longa duração, continuo, endurance médio, sprints curtos médios ou longos, entre outros.
TIPO DE TRABALHO - Capacidade Aeróbica, capacidade anaeróbica, potência anaeróbica.

INTENSIDADE - O parâmetro aqui é a freqüência cardíaca que vai de 50 a 100% e depende da faixa de freqüência que você vai trabalhar. Se você não tem marcador de freqüência cardíaca tome como parâmetro os 60%, pois ao ultrapassar esse ponto você começa a sentir dificuldade para falar durante o treino.

TEMPO -Estabelecer o tempo para cada tipo de trabalho- Nos treinos de longa duração. Pois nos treino de potência anaeróbica e capacidade anaeróbica eles são conseqüência de seu desempenho, você poderá estabelece metas de tempo caso você já tenha índice como referência. Obs. Nos treinos de longa duração o tempo também depende do desempenho, mais como o trabalho é geralmente realizado na faixa entre 50 e 60% isto não é relevante. Leia mais sobre freqüência cardíaca...> MONITORANDO FREQUÊNCIA CARDÍACA

DIA-Que trabalho você vai realizar em cada dia da semana. Obs. Escolher um dia da semana para descanso é aconselhável não descansar no domingo, pois coincide geralmente com os dias de competição e como você vai ficar acostumado a descansar no domingo com certeza vai sentir dificuldade.

REPETIÇÕES - O número de repetições. É importante determinar quando você realiza treinos de POTÊNCIA ANAERÓBICA.
 
FORMA DE RECUPERAÇÃO - São os procedimentos de recuperação que você vai utilizar nos treinos de potência anaeróbica -pode ser; recuperação incompleta com base na sua freqüência de recuperação que se situa ente o intervalo que você está trabalhando, ex. 70 80%%... Ou recuperação completa quando o ritmo cardíaco volta ao estado de inicial.

SERIES - Determinar o numero de séries. Ex. Se você realiza 06 repetições de sprints curtos 100 metros então você determina o numero de série 1, 2,,3... Que você vai realizar.

INTERVALOS - Apos você definir todos os parâmetros para a primeira semana estende para o mês a partir de então você faz algumas modificação no plano de treinamento par elaborar um novo treinamento para o segundo intervalo, depois para e terceiro intervalo e assim sucessivamente de acordo com as suas necessidades.Obs. os treinos nos intervalos ele não são lineares no mesmo sentido, devem ser realizado no sentido de ida e volta isto é; do primeiro para o segundo,do segundo intercalando com primeiro e o terceiro intercalando com o segundo e assim sucessivamente.

Veja planilha de treinamento no link. Planilha de Treinamentos Para Ciclismo
ESTABELECER GRÁFICO COMPARATIVO - O gráfico serve para você verificar sua evolução nos treinamentos.

REGRA BÁSICA - Se você combina seus treinos com outras modalidades, execute apenas uma atividade anaeróbica máxima em cada período de 24 horas.

REGRA DAS 48 HORAS - Após uma sessão anaeróbica máxima, o corpo necessita de 48 horas de descanso, antes que possa se exigido novamente uma atividade anaeróbica.

Comentário- Essa é mais uma dica entre outras, para planejar treinamento, espero ter de alguma forma contribuído.

Um comentário:

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!