Siguir este Site!

Estresse



Termo utilizado pela primeira por Hans Selye,em 1936,para designar o grau de desgaste do organismo quando submetido a uma estimulação nociva. É um estado que se manifesta pela síndrome da adaptação geral (SAG) e se desenvolve em três fases, a primeira é a reação de alarme a segunda é a fase de resistência e a terceira e a fase de exaustão. A concepção de estresse entre os diversos estudiosos do assunto concordam que o stress é provocado por um desequilíbrio ou desestabilização psicofísica entre o individuo e o meio ambiente. Esse desequilíbrio acontece obviamente no meio em que vive o indivíduo abrangendo o sistema social (grupo e organizações ) e o sistema orgânico e psíquico.

Essas três reações do organismo, embora independentes, devem ser vistos e estudados de forma objetiva como fundamentos para formalização do seu conceito global. Essa reação global foi descrita pela primeira vez por Selye (1952) o mesmo que já havia usado termo pela primeira vez em 1936 para designar o grau de desgaste do organismo diante do stress.

A SÍNDROME DA ADAPTAÇÃO GERAL - (SAG) Na primeira fase a reação de alarme eleva-se a concentração de sangue ou hemoconcentração e o catabolismo que é o processo de degradação celular. Na reação de alarme acontecem mudanças características do organismo para reagir diante da ação do estressor. Ao mesmo tempo em que o organismo reage existe uma baixa da resistência e se o elemento estressor for suficiente forte vencerá a fase de resistência o que pode levar até a morte. A segunda fase que é a da resistência ela só aparece com a ação prolongada do elemento estressor aonde vai acontecendo uma adaptação a situação estressante. Quando isso acontece os sinais que são característicos da reação de alarme vão desaparecendo totalmente aumentando assim a resistência acima das condições normais. A fase de esgotamento se desenvolve quando o elemento estressor permanece por um longo período de tempo até que se esgote a capacidade do organismo produzir energia de adaptação.


Reação aguda ao Estresse - Esse tipo de transtorno, quando o individuo não apresenta nenhum outro tipo de transtorno mental manifesto,em seguida a um acontecimento estressante, (psíquico, emocional, físico) geralmente desaparece rapidamente em algumas horas ou alguns dias. A gravidade de uma reação aguda depende de fatores da venerabilidade individuais ou da capacidade do sujeito reagir diante da situação que para ele é traumática. Os sintomas aparecem logo após a ocorrência dos estímulos estressantes, é perda de memória total ou parcial do acontecimento ou episódio estressante. Os sintomas neurovejetativos de uma ansiedade de pânico, mais freqüentes são: taquicardia, transpiração e ondas de calor.


O ESTRESSE HEREDITÁRIO - Pesquisas realizadas dois anos após o dia 11 de setembro de 2005, revelaram que mulheres grávidas passaram o stress para as crianças ainda no útero. O estudo foi realizado tomando por base um hormônio chamado cortisol, que está diretamente relacionado a situações de stress. O nível de hormônios foi medido em crianças que vivenciaram o atentado de 11 de Setembro ainda nu útero da sua mãe. Os pesquisadores acreditam que de alguma forma houve reprogramação no organismo das crianças a partir do atentado. Foram encontrados níveis de cortisol muito menores do que os padrões normais. Isto é um indicativo de que se fossem adultos estariam numa situação de stress pós-traumático. O cortisol é responsável pela resposta do organismo a situações de estresse, pois o stress aumenta a pressão sanguínea e os níveis de glicose no sangue. Concluíram que o baixo nível de cortisol é um indicativo da síndrome de estresse pós-traumático.

COMENTÁRIO - Podemos observar que o processo de stress, se dá diante de situações traumáticas e potencialmente nocivas ou frustrantes, que gera uma reação emocional de ansiedade, capaz de produzir modificações físicas e psíquicas, na pessoa que percebe a situação como perigosas e ameaçadora.