Siguir este Site!

Testes para Detectar Drogas


 



Para detectar a presença de drogas em atletas, após competições desportivas, são utilizadas técnicas de laboratórios, através de amostras de sangue ou urina dos mesmos, que são analisados para detectar a presença de algumas substancia que tenham utilizados durante o evento.

Espectrometria de Massa
Na Espectrometria de massa são colhidos amostras e o processo de separação que se dá através de um raio de elétron as amostras são fragmentados e através de um tudo magnético e chegam a um detector. Essas substâncias são identificadas porque tem uma única impressão digital (no espectrômetro de massa) Aí são adicionadas novas amostras padrões de drogas, par identificação e quantificação da droga.
Cromatografia a Gás

Na Cromatografia a gás os testes são realizados através de amostras de sangue ou urina. A técnica utilizada é a vaporização na presença de um solvente gasoso que é colocado para percorrer um longo caminho em uma maquina. Existe em tempo de retenção, isso porque como cada substância dissolve de modo diferente no gás ela permanece por um período de tempo especifico no estágio gasoso. Porém quando a substância sai do estado gasoso é absolvida por um liquido ou solido que é analisado por um detector. Quando a amostra é analisada o tempo de retenção, é transferido parta um relatório para criar uma cromatografia. Portanto são adicionadas amostras padrões de drogas,assim como amostras de sangue e urina, e dessa forma as drogas especificas são identificadas e são feitos as quantificações nos cromato gramas.

Existem atualmente estudos para detectar o uso do EPO Realiza-se através da analise do tamanho dos glóbulos vermelhos. Os estudos demonstram que os glóbulos vermelhos produzidos pelo EPO (Sintéticos),são menores e que seguram mais ferro do que o natural. E logo com base na amostra do sangue, são analisados os tamanhos e o conteúdo de ferro do glóbulo vermelho, para investigar se o atleta usou ou não o EPO.

Existe uma hipótese de uma ralação entre EPO (eritropoietina é um hormônio glicoproteico produzido nos seres humanos) que melhora o desempenho das velocidades dos ciclistas, e que foi observado após o advento do uso de EPO em competições ciclísticas internacionais. Esta hipótese fundamenta-se primeiro por contas de testes positivos que foram realizados em ciclistas após o ano 2000. E também por depoimentos de ciclistas que confirmaram terem feito uso do hormônio.

Comentando - Alguns atletas usam drogas para melhorar seu desempenho, cada dia surge novas drogas e novas técnicas para sua utilização. Mais que também surgem novas técnicas para detectar o uso de drogas em atividade esportivas. E a luta continua para combater o uso desses meios ilícitos de conseguir a vitória e a fama.