Siguir este Site!

Como Fugir Do Pelotão


COMO UTILIZAR TÉCNICA PARA FUGIR DO PELOTÃO


O objetivo da fuga é largar do pelotão e para isso e preciso de treinos específicos de potencia anaeróbica e capacidade aeróbica, a fim de que se possa ultrapassar o pelotão com velocidade superior ao do grupo e em seguida no momento de tentativa com sucesso realizar todos os procedimentos técnicos a fim de se manter a frente do grupo.

1-O arranque ou o ataque tem que ser realizado no momento certo (surpresa) em que os demais competidores não tenham tempo de reagir.


2-Ter como objetivo durante a escapada, a fuga do pelotão, portanto nem sempre se consegue êxito na primeira tentativa, porem o ciclista tem que manter-se a frente do pelotão o maior tempo possível, principalmente quando se tem a frente uma meta volante ou até mesmo quando se tem possibilidade de vencer a prova geral.


3-Este tipo de técnica também pode ser utilizada como estratégia, para imprimir maior velocidade ao pelotão, exigir dos adversários menos preparados para, preparar uma ação posterior mais importante.Em 1981 utilizei esse procedimento quando consegui fugir do pelotão e colocar 04 voltas sobre o mesmo, salientando porem que cada uma das voltas que ultrapassei o pelotão foi necessário utilizar um procedimento diferente, no momento certo.


4-Durante escapada quando se percebe a proximidade do pelotão, que muitas vezes já vem perto, você muda de direção e se coloca numa posição em que; quando o pelotão passar você esteja numa posição, em que seja beneficiado pelo seu arraste, o que os ciclistas chamam de cola,vácuo, roda etc, pois caso se descuide apos passar o primeiro ciclista, ele vem arrastando os demais e você não tem mais como voltar para se colocar na posição correta.
Essas são as quatro etapas que frequentemente são utilizadas como estratégia para conseguir uma boa vantagem sobre o pelotão.Embora essa seja uma técnica utilizada com frequência essa técnica e um procedimento que só é capaz de se confirmar quando este e executado por atleta (ciclista) bem treinado e com inteligencia e técnica, para saber exatamente, onde o quando atacar para realizar o seu intento.Espero que cada ciclista desenvolva suas aptidões e utilizem no momento adequado algumas técnicas utilizadas em treinamentos.Em certos momentos e muito difícil realizar uma determinada técnica,uma vez que  essa  mesma técnica também é utilizada pela maioria dos atleta (e o fator surpresa não é tão eficaz),a diferença está não   exatamente na oportunidade de realiza-la o momento exato,mais principalmente nas  suas caracteristicas individuais.Isto significa que se você é um atleta que tem caracteristicas e um potencial para provas em estradas,com certeza não se sairá bem,se tentar alguns procedimentos quando estiver competindo em um tipo de prova em circuito fechado e vice-versa.

2 comentários:

  1. Anônimo01:51:00

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo obrigado pela visita a pagina do blog wilba esporte, esta é minha dica de experiência no ciclismo de competição.

    ResponderExcluir

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!