Siguir este Site!

Técnicas para Escapadas

Ciclismo 
Utilizando Tecnicas Para Escapar do Pelotão


Primeiro - SURPRESA - Esperar o momento certo a fim de que o adversário não seja capaz de observar sua intenção. A maioria dos ciclistas tem algum cacoete antes de sprint. Será que você não tem um conheci muitos ciclistas que demonstram de forma  inconsciente através de um cacoete quando tem intenção de arrancar. Isto é; apresentam o mesmo comportamento. Conheci um ciclista que sempre antes do sprint, puxava o calção na parte superior, com a mão direita, outro que sempre tomava um gole de água, outro que só fazia após jogar água nas pernas. E assim cada um tem sua forma de preparar-se para o arranque o que muitas vezes não sabem e que estão avisando ao seu adversário sua intenção.

Segundo-VELOCIDADE - Sua velocidade tem que ser superior, a velocidade do líder do pelotão.

Terceiro-MELHOR POSIÇÃO - Você deve realizar o sprint em uma distância entre 10 e 30 metros da cabeça do pelotão, evitando levar alguém atrás de você - na linguagem do ciclista, ( na roda).

Quarto-MELHOR MOMENTO PARA ESCAPADA - É importante escolher o melhor momento para tentar a escapada, conhecer o seu potencial e só realizar o sprint em local apropriado (terreno propicio a sua características) além de estabelecer a distância exata para alcançar a sua meta.

Quinto-APROVEITAMENTO DO SPRINT - É importante ter uma boa coordenação motora, para aproveitar a força de impulsão no momento do arranque, pois durante o sprint a força e o peso do corpo sobre os pedais, quando fora do selim, exigem preparo e coordenação. Pois esta fase exige um trabalho de potencial anaeróbio, que produz fadiga, e por este motivo sua duração geralmente está entre 40 a 50 metros de distância, quando em seguida se passa a pedalar sentado no selim.Potência Anaeróbica.

Sexto-JOGO APROPRIADO Você deve saber qual melhor andamento (relação prato-pinhão) que vai utilizar escolher um que permita para o momento (a velocidade) um melhor avanço por pedalada com maior rapidez.

Setimo-PROCEDIMENTO TÉCNICO - Após realizar o primeiro esforço, fora do selim, sentar-se tomar posição aerodinâmica, e manter o ritmo, lembrando-se que nem sempre a primeira tentativa se consegue realizar a escapada. Durante as tentativas de escapadas, quando sentado no selim, à distância percorridas geralmente fica entre 150 a 300 metros, não esquecendo que esta ação é difícil uma vez que o resto do pelotão tem como referencia a roda traseira de sua bicicleta, o que facilita ser alcançado.

Marco Pantani Video