Siguir este Site!

VO2 Maximo

                                                                                    Prova Cinco de Agosto João Pessoa
FCMax,VO2 Máximo:
Ácido latico e suas correlações.






Quando em uma competição você sai muito rápido, o trabalho muscular é intenso, portanto o acumulo de acido lático acontece rapidamente. O que acontece é que diante de um trabalho intenso em corridas de pouca distância, perto do seu VO2 máximo sua musculatura fica mais acida, e divido a acidez as enzimas são paralisadas e por este motivo essas enzimas, deixam de levar a produção de energia. Em resposta o individuo sente a sensação de desconforto nos membros inferiores que não respondem aos estímulos, uma vez que a impregnação acida produz uma sensação de peso muscular. Máximo significa que o individuo encontra-se realizando um trabalho em que o sistema cardiovascular está transportando a quantidade máxima de oxigênio para os seus músculos.


Em outras palavras o individuo está trabalhando no seu limiar anaeróbico (percentual do seu VO2 máximo),acumulando de acido lático. E se o atleta imprime um ritmo que ultrapasse esse limiar anaeróbico ele em pouco tempo se encontrara sentindo desconforto provocado pelo debito de oxigênio, conhecido popularmente como dor desviada. Esta dor é provocada pela ação do baço, que pela sua função fagocitária também tem seu conteúdo sanguíneo alterado.
A contração nos músculos do baço acontece devido ao esforço nos músculos dos membros inferiores (que necessitam de mais sangue) e o baço passa a enviar esse sangue para compensar o debito. Uma formas de controlar estes fenômenos do esforço físico, e realizar um trabalho em ritmo continuo adequado as sua condições de desempenho.
Correlação entre Freqüência Máxima e VO2 Máximo.
Luc Léger da Universidade de Montreal Projetaram formulas para mostrar que existe uma correlação direta entre freqüência cardíaca e os percentuais de absorção de oxigênio. Com base neste percentual você pode melhorar o seu potencial aeróbico máximo projetando seu treinamento para aumentar essa função, ao qual seja equivalente a 50-85 de seu VO2MAX.
Porem como não existe uma correlação 1 para 1 entre freqüência cardíaca máxima e VO2 Max, assim quando você está treinamento em uma determinada zona cardíaca máxima (exemplo entre 50-80) não significa que você esteja trabalhando o seu VO2Max equivalente. Porem Léger descobriu que existe uma formula simples que ajuda a correlacionar uma dessas medições com a outra.
Assim: Percentual de FC-Max.=38.35 + 0,643 Percentual de VO2Max.
Léger desenvolveu uma formula em adicionou duas variáveis chaves na equação o sexo e a idade e desta forma corrigiu os erros sistemáticos.
Veja formula.
Percentual da Freqüência Máxima + 0,57 Percentual de VO2Max - 0,41 ( sua idade) +1.55 Sexo (mulheres =2 e homens =1)+0,0038 VO2Max (sua idade).
Você pode desenrolar essa parada?
Referência:
Sally Eduards,Monitor de Freqüência Cardíaca