Siguir este Site!

Teste de Wingate

Teste de Wingate

O teste de Wingate é um teste que também pode ser empregado para avaliar condições físicas de atletas. Visa medir as capacidades especificas por ele testada. Apesar do teste Wingate não ser um teste de ¹°referência para quais todos os outros testes deveriam ser comparados para fins de diagnósticos.

Wingate teste é utilizado para medir a potência muscular, no seu limiar, resistência e fadiga do músculo, é facilmente utilizado para verificar estes aspectos tanto de membros inferiores quanto de membros superiores. O teste pode ser realizado monitorado com um ²°cronometro ou um ³°ergômetro. Os testes ergômetros são realizados por uma bicicleta apropriada utilizadas também para treinamentos de atletas. É um tipo de bicicleta em que a velocidade da pedalada é controlada através de freios a fim de que seja oferecida uma resistência a roda (atrito) durante a realização do esforço para a apreciação dos valores a serem estabelecidos.

Noções da Aplicação do Teste Wingate

O teste deve ser iniciado apos o aquecimento que se situa entre 5 a 10 minutos variando o tempo entre 30 segundos com maior intensidade e 30 segundos em ritmo mais lento. Também se tem utilizado o teste empregando um tempo com menor duração 5 minutos, por exemplo, realizando dois sprint com 3 segundos no final do terceiro e quarto minuto do aquecimento. Depois do aquecimento iniciam-se o teste que em seu procedimento desde o inicio são empregados algumas medidas para evitar interferência indesejada em sua avaliação. Esta é apenas uma noção do inicio do teste Wingate, pois para que o mesmo seja realizado necessita de profissional especializado e que vai depender do objetivo que se pretende conhecer.

Comentário - Para a realização do teste de Wingate se tem que levar em consideração outros fatores tais como: estado físico ( massa corporal) clima e frequência cardíaca e   aquecimento. E também importante levar em consideração a condição psicofisiologias que apresentam algumas diferenças entre o sexo masculino e feminino. Algumas motivações estão intimamente relacionadas com no caso do estágio ciclo menstrual da mulher que entre outras não pode ser negligenciado no rol de aspectos que interferem nos escores dos resultados dos testes. Existe um trabalho dos pesquisadores no sentido de uma padronização para realização do teste Wingate a fim de que se possa melhor controlar as variáveis que alteram os resultados e causam erros para a conclusão do teste.

¹°referência (Gold Standard) é um teste que faz diagnostico definitivo de uma doença ou de uma condição física particular. Na pratica este tipo de teste e dispendioso e por este motivo dificilmente é usado de forma rotineira.

²°cronometro ( COSC- Controle Officiel Suisse des Chonomètres) é um contador um cronógrafo que é utilizado para aferir a alta precisão de um relógio.

³°ergômetro é um tipo de instrumento utilizado para avaliação em teste de esforço físico para avaliação da resposta cardíaca resultante deste esforço freqüentemente utilizado na Medicina Nuclear, Ergo espirometria, Espirometria e nos testes de esforço. Também existem programas específicos (softwares) para realização destes testes.


Teste de Wingate e Coleta de Lactato - Universidade Mackenzie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!