Siguir este Site!

Coaching

Coaching

Inicialmente é bom saber o que vem a ser coaching, uma vez que, muitos não sabem o que faz e qual seu objetivo. O Profissional que exerce uma atividade de coaching faz uso de diversas técnicas utilizadas por outras ciências assim como a sociologia, psicologia e neurociências alem de outras relacionadas às ciências do comportamento. O trabalho de um coaching pode ser realizado de forma personalizada ou grupal. O coaching é uma oportunidade de quebrar obstáculos através de uma visão mais exata das referencias individuais e desta forma conhecer melhor suas limitações para atingir seu potencial Maximo e atingir metas. Em síntese se pode dizer coaching é uma metodologia utilizada para ajudar o individuo a criar oportunidades (psicológicas, comportamentais e emocionais) de mudanças cujo objetivo e alcançar aquilo que deseja.


Conhecendo a Terminologia - Quando se trata de uma técnica utilizada pelo Coach e bom saber diferenciar ou identificar alguns termos utilizados nesta abordagem. Sempre que você ler algum artigo sobre esta técnica sempre vai deparar com alguns desses termos, que às vezes podem ser confundidos. Assim: Coach quando se refere ao profissional que exerce esta profissão; Coaching este termo dever ser utilizado quando se refere ao processo de desenvolvimento que é conduzido pelo profissional o coach; o coachee é o individuo que é assistido pelo coaching na busca de seus objetivos; o coachee também pode ser utilizado para referencia do coachee como cliente; coaches, este termo é utilizado quando se refere a mais de um coach.

Coaching no esporte - No esporte o coaching e um profissional treinador que tem em sua pratica apoiar o individuo ajudar a traçar metas e delinear objetivos, cujo fim e obter resultados para o sucesso em sua vida “profissional”. O desenvolvimento de um treinamento realizado por um coaching é muito diversificado em sua estrutura metodológica, mais de uma forma geral o coaching atua como um facilitador em relação ao coachee promovendo neste um desafio no sentido de concluir metas para chegar ao seu objetivo final.

O pioneiro em treinamentos baseados na abordagem de facilitar coachee na obtenção de conseguir êxito em seus objetivos foi o treinador Timothy W. Gallwey, nascido em 1938 em São Francisco na Califórnia. Gallwey desenvolveu uma metodologia para o treinamento em diversos campos. Chamou de “Jogo Interior”, publicou vários livros sobre o assunto do qual foram impressos milhares de copias. Seus métodos de treinamentos, não só foram utilizados no esporte, mais também, em outros campos de atuação assim com; na saúde, educação e nos negócios.

O Jogo Interior - Esta técnica é fundamentalmente baseada em princípios de julgamentos em que o individuo é capaz de reconhecer a veracidade desse julgamento em suas observações. Dai conclui-se que se essas observações forem exatas o indivíduo, seu corpo, irá se ajustar corrigindo automaticamente para obter um melhor desempenho. Este processo de auto-regulação, no sentido do melhor desempenho do corpo na atividade realizada, está relativamente relacionado ao retorno do que foi observado e julgado (informação resposta) no processo de aperfeiçoamento global do corpo em sua atividade. Todo o comportamento do individuo passa a ser influenciado por uma realimentação cujo comportamento passa a ser orientado para um fim. Todo este processo e facilitado pelo coaching na condução de seu trabalho. No esporte um treinador tem o papel de direcionar toda a instrução para a formação operacional e global da equipe e de cada atleta individualmente.

Comentando - No esporte o coaching tem fundamentalmente como objetivo apoiar transferindo experiências e conhecimentos para o atleta e equipe, afinal de contas ele deve ser o responsável pelo desempenho de toda a equipe e seus integrantes. Portanto e sempre bom estar alerta para não cair nas mãos de pessoas que não tem quase nenhum embasamento, para desenvolver trabalhos em beneficio de outra, que deseja concluir etapas para atingir seus objetivos. No esporte, por exemplo, acontece freqüentemente que a maioria das pessoas pensa ser um técnico em modalidade,quando na verdade,na pratica de sua modalidade são pessoas mal sucedidas. Alguns praticantes de esporte, em sua modalidade, sempre realizaram atividade entrego a pratica do senso comum, acreditando estar no caminho certo. Mais na verdade só colhem o fracasso por falta de conhecimentos cientifico tanto sobre a preparação física quanto por falta de conhecimento de algumas regras que são fundamentais para o sucesso de qualquer atleta, que deseja galgar lugar mais alto no pódio. No caso do ciclismo, mais precisamente, esta modalidade por sua complexidade por integrar tanto o conhecimento de uma grande numero de métodos de treinamentos, para o desenvolvimento de potencias físico, quanto no que se refere à utilização da bicicleta, dificulta ainda mais para o iniciante. Sempre me acreditei que ninguém pode conseguir se destacar em alguma atividade seja de negocio ou no esporte, sem o devido apoio de uma pessoa habilitada, (uma acessória) que tenha experiência, não só em sua modalidade, quando no seu embasamento cientifico para a condução do seu trabalho. A pessoa que por si só, entre em um negocio ou numa modalidade esportiva qualquer, e pensa que é será capaz de se virar sozinho, sempre vai colher fracassos. Não e preciso mais inventar a pólvora nem qualquer outra coisa. Se uma acessória existe, é exatamente para isto, para que o trabalho seja delineado por quem já conhece o caminho. Tenho observado durante toda a minha vida esportiva, na pratica do ciclismo, muitos colegas deixarem de praticar, sua modalidade devido a seqüelas, físicas ou emocionais, às vezes provocada por lesões devido aos procedimentos errôneos de treinamentos, e/ou por sucessivos fracassos e frustrações que o fizeram abandonar o esporteAssim sempre que você entrar em algo novo procure orientação de profissional experiente, capacitado (coach, preparador físico, psicólogo do esporte...) para lhe assessorar a fim de que no futuro não tenha que colher frustrações e fracassos em seu empreendimento.

Leia também. Ciclista de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!