Siguir este Site!

Treinamento Mental

im.wikipedia

O Treinamento mental é uma técnica utilizada pela "Psicologia do Esporte" e áreas afins,como forma de melhorar o rendimento do atleta em sua modalidade. Diversos autores relacionam o treinamento mental, a um conjunto de diferentes habilidades mentais, cuja finalidade entre outras funções, é o estabelecimento de metas, melhoria e desenvolvimento da capacidade de concentração, imaginação, visualização, controle da ansiedade e ativação e desenvolver a autoconfiança.
 

Eberspãcher Treinamento mental:
Existem algumas formas de treinamento mental entre as quais a de Ebesrpãcher. Segundo ele o Treinamento mental consiste na “repetição planificada da imaginação consciente de uma ação de forma prática.
Formas de treinamento mental:
Autoverbalização – Consiste em repetir mentalmente os movimentos que e atleta pratica em sua modalidade.
Auto-observação – O atleta imagina os movimentos por ele realizados na prática de sua modalidade esportiva. Neste tipo de técnica o atleta se vê através da imaginação mental, que pode ser entendido como ver seus próprios movimentos, através de “olhos mentais”. Assim o atleta passa a ter uma espécie de retroalimentação mental em que os movimentos imaginados na pratica de sua modalidade, é visto como se o atleta estivesse observando os movimentos praticados anteriormente, como se fosse um expectador do seu próprio rendimento.
Ideomotor – Se utiliza este termo para definir a forma como o atleta deve atualizar em sua totalidade uma perspectiva interna do movimento. Nesta etapa o atleta deve procurar se autotransferir no movimento e assim ser capaz de sentir e ter a sensação do que acontece internamente na execução dos movimentos.
Objetivo do Treinamento Mental:
  
O Treinamento Mental seja qual for à metodologia empregada, tem a função e objetivo de permitir ao atleta um estado psíquico, que seja capaz de lhe oferecer condições para o desenvolvimento real da própria possibilidade de rendimento.
  
Comentando - Uma coisa que irrita o internauta é que muitas vezes ao procurar um assunto sobre um determinado tema, em algum site ou blog, e quando abre a pagina se depara com um resumido tema, cuja finalidade e apenas a de conduzir o leitor até suas intenções que é a propaganda de seus produtos. Aí então saem frustrados. Aqui certamente você não encontrar este motivo. O Atleta que estiver interessado em melhorar seu rendimento na pratica de sua modalidade, encontrará no mercado e na internet, um grande numero de artigos e livros sobre treinamento mental que poderá  gerar duvidas, sobre qual técnica deveria utilizar para melhoria do seu rendimento físico e psíquico na pratica de sua modalidade. Mais com certeza alguma técnica de treinamento mental será reconhecida com mais adequada as suas necessidade.  

Gostaria, portanto de alertar que existem pessoas curiosas que apenas, porque leram um livro ou um artigo sobre o assunto, se acham capazes de orientar outras na realização de tais técnicas. Adquira bons livros sobre o treinamento mental leia e tire suas próprias conclusões. Compare com suas experiências de vida esportiva e comprove se de fato alguma das técnicas ali apresentadas apresentam alguma semelhança com sua vivencia em sua modalidade. Se tiver intenção de realizar algumas dessas técnicas, selecione a que deseja e passe a utilizar, dentro dos parâmetros recomendados, para melhora do seu rendimento. 

Nesta postagem a intenção não é confrontar qualquer uma dessas técnicas, mais apenas tornar conhecido para alguns leitores, o que vem a ser uma técnica de treinamento mental. E lhe oferecer um pequeno conhecimento sobre o tema ”Treinamento Mental” e abrir campo para sua imaginação. E ao mesmo tempo através dessa postagem oferecer um pequeno parâmetro sobre o assunto. 

 A maioria dos atletas de uma forma e outra já utilizaram alguma forma de “treinamento mental” na pratica de sua modalidade. Não existe sequer um que não tenha feito isso, a diferença está apenas na metodologia empregada. Existem os que realizam tais técnicas sem saberem, e os que realizam seguindo etapas com base cientificas e em critérios preestabelecidas. Quem foi que após uma competição não se imaginou realizando movimentos de um evento que tenha participado. Qual foi o atleta que não criou imagens mentais sobre quais os movimentos que deveriam realizar, para melhoria do seu desempenho. Portanto se você é atleta e deseja praticar alguma técnica sobre treinamento mental procure desde já adquirir conhecimento que lhe ofereçam parâmetros seguros e eficazes para enfim executá-los. Uma técnica empregada através do ”Treinamento Mental” é muito importante para a melhoria do rendimento no esporte, eu particularmente já utilizei, na pratica do ciclismo e sou testemunho de sua eficácia.

Durante muito tempo em minha vida no esporte (no ciclismo), há 29 anos (referencia 1983) como psicólogo, tenho lido praticado muito sobre técnicas utilizadas para o treinamento mental e o treinamento mental e sua influencia sobre o físico. E também tenho constatado que todas as técnicas existentes em livros da psicologia do esporte, e em outras ciências correlatas, principalmente de autores ocidentais, não passam de uma adaptação de técnicas orientais,principalmente hindus Yoga, que são engendradas por estes autores que ao fazerem adaptações especificas em seus estudos, tomam para si conhecimentos milenares, mais se esquecem de mencionar as verdadeiras fontes de seus conhecimentos. Cito aqui com exemplo Swami Abhedanada (1866 –1939) onde em seu livro como tornas-se Yoga no capítulo II HATA YOGA faz a seguinte introdução: “Hatha Yoga é o ramo da Ciência do Yoga que ensina como vencer a fome, sede e sono, como superar os efeitos de calor e frio; como ganhar perfeita saúde e curar doenças sem usar drogas; como evitar a decomposição prematura do corpo resultante do desperdício de energia vital; como preservar a juventude até à idade de cem sem ter um único turno de cabelo cinza, e como, assim, prolongar a vida neste corpo por um período indeterminado. Qualquer pessoa que a pratica vai no decorrer do tempo adquirir poderes maravilhosos; poderes de fato, que deve emudecer um psicólogo ou anatomista”. Se desejar conhecer um pouco mais sobre o assunto confira alguns links sobre o assunto Yoga. No entanto o que aqui foi postado também não tem como objetivo sugerir que alguém deva praticar o Yoga, apenas o que foi citado tem o propósito de mostrar algumas referencia da origem de muitos conhecimentos e técnicas que são utilizadas por alguns autores ocidentais atuais e por não serem citadas a história do desenvolvimento desta técnicas,limitam os leitores em seus conhecimentos. 
Veja os links:
Aqui neste video uma palestra sobre varios conceitos sobre Yoga. Confira e enriqueça seus conhecimentos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!