Siguir este Site!

Estratégia para treinamentos III (Importância do Feedback)


O que é Feedback?
Instrumentos que Oferecem Feedback,Biofeedback.
O Biofeedback pode ser entendido como um "método de treinamento psicofisiológico através de equipamentos, eletrônico” que é realizado tanto na pesquisa para estabelecer padrões, quanto no treinamento físico e clínico por profissionais do esporte em quaisquer modalidades. Na pratica atletas e profissionais se interam através de instrumentos que oferecem estado real do atleta no treinamento em laboratório e também com certas limitações em treinamentos e competições. Aspectos como o estresse, pressão arterial, respiração, frequência cardíaca, tensão muscular, temperatura corporal, fluxo sanguíneo, taxa de lactato, relação entre o Vo2max e a frequência cardíaca entre outros, são monitorados através de aparelhos que oferecem realimentação tanto para o atleta quanto para o profissional. O biofeedback é, portanto uma resposta em tempo real das condições psicofisiológica apresentadas pelo atleta, que podem ser utilizadas com parâmetros de referencia pessoal assim como também para estabelecer padrões de comportamento e para elaboração de critérios para programação de treinamentos padronizados.



Para entender o que é Feedback. 

Feedback positivo x negativo - O termostato em um ambiente é exemplo de um sistema de controle. Regula o aquecimento, de acordo com as variações de temperatura, em relação a um nível considerado ótimo. “Wiener chamou essa capacidade de autorregulagem de controle da “retroalimentação negativa”; “retroalimentação” porque a saída do sistema (o aquecimento) afeta o seu comportamento futuro, e negativo” porque as modificações efetuadas pelo termostato restabelecem a temperatura do conjunto. O ser humano é necessário somente para estabelecer esse nível.


Nas relações interpessoais que dependem do comportamento humano observa-se que o Feedback negativo é importante, pois depende de sinais objetivos necessários para orientação do comportamento. Um sistema, como o do termostato, que pode agir assim e também escolher sua própria temperatura   (além de outros objetivos)   é chamado sistema de "retroalimentação positiva".  Quando um autômato é capaz de realizar tudo isso e também reproduzir a si mesmo, então ele se aproxima da condição humana.
  
Os Circuitos de Retorno  é a característica fundamental dos sistemas cibernéticos  os chamados circuitos de retorno (Feedback= a retro carga realimentação) para a entrada do sistema (sobre o estado de "saída") para a entrada do Sistema. Essencialmente o feedback negativo é uma resposta do sistema que tende a estabilizá-lo diminuindo o efeito das Variações. É o que acontece quando o organismo controla a temperatura do corpo ou quando regula o nível de açúcar no sangue. Em diversas situações se podem utilizar o biofeedback tecnológico para monitorar as condições reais do atleta tanto por ele quanto pela equipe responsável pelo programa de treinamento para o cumprimento de metas preestabelecido para atingir objetivos.

Os Circuitos de Retorno é a característica fundamental dos sistemas cibernéticos e os chamados circuitos de retorno (Feedback= a retro carga realimentação) para a entrada do sistema (sobre o estado de "saída") para a entrada do Sistema. Essencialmente o feedback negativo é uma resposta do sistema que tende a estabilizá-lo diminuindo o efeito das Variações. É o que acontece quando o organismo controla a temperatura do corpo ou quando regula o nível de açúcar no sangue. Em diversas situações se podem utilizar o biofeedback tecnológico para monitorar as condições reais do atleta tanto por ele quanto pela equipe responsável pelo programa de treinamento para o cumprimento de metas preestabelecido para atingir objetivos. 

O feedback positivo amplifica variações aperfeiçoando e corrigindo até certo ponto, e as vezes o feedback positivo pode se transformar em sistema sem controle. Podemos usar o mesmo exemplo dizendo que isto acontece quando organismo não é capaz de controlar a temperatura do corpo ou estabelecer o nível ideal de açúcar no sangue. E isto vai acontecer sempre que não for possível ao organismo estabelecer um feedback negativo.O mesmo se pode concluir em relação aos aspectos anteriormente mencionados.Assim se algum aspecto a ser monitorados, se encontra fora de controle e “sincronismo”, com os demais,ele com certeza se transformara em uma bola de neve,e todo o sistema estará, portanto comprometido. Isto por que, embora a parte alterada do sistema seja um subsistema, com características individuais, não deixam de ser, portanto essencialmente subordinados ao conjunto, ou seja; ao sistema como um todo. Um sistema como um todo é, portanto todos os processos realizados por todos os subsistemas integrados e sincronizados envolvidos no dia a dia do atleta em busca de sua melhor forma.

 Na pesquisa de Sistemas pode-se defrontar com dois tipos de alternativas (problemas) o da Analise e o da Síntese.

Analise e o procedimento que baseado no conhecimento dos elementos do Sistema e de sua estrutura, determina o comportamento do mesmo.

Síntese é o procedimento contrario isto é; procura determinar a estrutura e os elementos para que o Sistema tenha o comportamento desejado.

André Marie Ampere (1834) em seu ensaio sobre a Filosofia da Ciência Chama Cibernético, "Capitulo da Ciência Política" que se preocupa com os meios de governar.

Antes a Igreja em latim eclesiástico usou o termo para designar a ciência da organização da Igreja.

Jacques Laffite (1932) publicou um Artigo que prefigurava a obra de Nobert Wiener do mesmo modo que Hermann Schmidt publicou sobre o mesmo assunto.


Feedback é o e mesmo que realimentação são conceitos utilizados pela Cibernética, e que após a publicação do livro de Norbert Werner, em 1948 foram integrados ou utilizados em outras ciências e que muitas vezes não são bem compreendidas.Frequentemente se confunde o verdadeiro significado do termo Feedback no que se refere ao fenômeno realimentação positivo e negativo.Geralmente os leigos dizem me dê um feedback positivo construtivo,mais na verdade se o feedback ou a critica tem efeito de corrigir o sistema ele é,portanto negativo,pois se assim não fosse o interesse do quem cogitou uma critica construtiva (positiva) estaria no mesmo rumo que ele,e desta forma se transformaria numa descompensarão do sistema,que na linguagem comum se transformaria numa bola de neve. 

Exemplificando Feedback no contexto eletrônico.

Quem conhece um pouco de eletrônica sabe que existem os circuitos em que parte da saída e aplicada novamente à entrada do sistema, isto é o que se chama de retroalimentação.


Quando feedback atua em resposta a um (evento / fenômeno), que pode influenciar o sinal de entrada de duas maneiras:

A) Um sinal de feedback em fase, onde uma onda positiva contínua na entrada leva a uma mudança positiva contínua na saída, vai amplificar o sinal de entrada, levando a uma maior modificação. Isto é conhecido como feedback positivo . Positivo refere-se à direção da mudança, em vez de a oportunidade de o resultado. A retroalimentação negativa tende a reduzir ou inibir ou estabilizar um processo, enquanto uma retroalimentação positiva tende a se expandir ou promovê-lo e, muitas vezes, em última instância desestabilizá-lo. É o caso da microfonia.

B) Um sinal de feedback que é invertido, onde uma mudança positiva contínua na entrada leva a uma variação negativa contínua na saída, vai amortecer o efeito do sinal de entrada, levando a menor modificação. Isto é conhecido como feedback negativo. Isto se pode entender quando se controla a microfonia impedindo que o sinal seja absolvido e novamente amplificado.
 
 Note-se que um aumento ou diminuição do sinal de feedback aqui se refere à magnitude relativa ao sinal de entrada de valor absoluto , sem levar em conta a polaridade do sinal ou o sinal por exemplo, se o sinal de entrada muda de 100, em seguida, uma mudança no valor do sinal de se o sinal de entrada muda de -100, em seguida, uma mudança no sinal de feedback de -5 a -10 também é um feedback positivo.

Como foi visto anteriormente o termostato
é capaz de realizar um feedback chamado negativo. Porém o ser humano ele é capaz de realizar algo mais, o ser humano não produz um só tipo de resposta à informação que recebe, (exceto na situação de um comportamento dirigido). Pois cada pessoa tem uma experiência peculiar, como aprendizagem diferenciada, com assimilação de conceitos que se integram a outros conceitos. Assim se uma palavra é pronunciada diante de um grupo de pessoas está palavra será ouvida e assimilada e decodificada de acordo com o numero de conceitos que cada uma das pessoas adquiriu em seu processo de aprendizagem.

O mesmo acontece a nível fisiológico, psicofisiológico.
Assim um programa de treinamento deve ser elaborado levando em consideração o monitoramento dos aspectos gerais, que envolvem a dinâmica de treinamento do atleta, assim como; estresse, pressão arterial, respiração, frequência cardíaca, tensão muscular, temperatura corporal, fluxo sanguíneo, taxa de lactato, relação entre o Vo2max e a frequência cardíaca, entre outros não monitorados tais como; ambiente social, nível de instrução, poder aquisitivo, equipe medica e psicológica, material de boa qualidade entre tantos outros, sem duvidas, portanto aquele que falhar menos em relação a estes aspectos monitorados e não monitorados terá maior oportunidade de sucesso. Este é, por conseguinte o grande desafio na pratica do esporte, o grande numero de ofertas disponíveis e a grande dificuldade em conseguir delas desfrutar. Este texto sobre sistema relacionado ao feedback não é muito fácil de assimilar devido a grande confusão que se faz entre o conceito positivo e negativo da eletricidade e da eletrônica no que se refere a polaridade,e o fenômeno feedback,tanto da natureza da fragmentação tecnológica, (essência do conteúdo da maquina),e sua automação,quanto aos processos de autorregulação do complexo sistema do corpo humano.Wilba

Um comentário:

  1. Anônimo22:01:00

    ai wilba espero que tenhas passado um feliz dia dos pais mesmo com o seu in memorium aproveito para te enviar sites amigos www.verarosa.com.br click no item de bem com a vida comente as noticias enviando tambem se quizer pode falar que conheceu o site atraves do ciclista/Ultramaratonist elivan carneiro natural de Baneiras/Pb residente em Joao Pessoa

    ResponderExcluir

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!