Siguir este Site!

Psicologia do Esporte



A psicologia do esporte e uma ciência integrada com outras ciências afins,assim como a medicina do esporte a fisiologia a sociologia a educação física,treinamentos e aprendizagem motora entre outras. Seu objetivo e pesquisar, descrever, explicar fazer prognósticos sobre as ações esportiva dos atletas e pessoas outras, em suas ações no esporte. A psicologia do esporte estuda através de pesquisas colhem dados analisa os efeitos dos processos psíquicos básicos do individuo, mais de forma integrada (COGNIÇÃO, MOTIVAÇÃO e EMOÇÃO) para enfim diagnosticar e fazer intervenção. Tudo isto, porém sem ferir os princípios éticos. Segundo WEINBERG & Gould os psicólogos do esporte precisam entender e ajudar atletas de elite, crianças atletas jovens, portadores de limitações físicas e mentais, pessoas de terceira idade e pessoas que praticam atividades desportivas no seu tempo livre,com finalidade de desenvolver um bom desempenho,uma satisfação pessoal e um desenvolvimento da personalidade por meio da participação. A psicologia do esporte surge, portanto como disciplina fundamental ao desenvolvimento dessa área do conhecimento humano.
Atribuições do Psicólogo do Esporte no Brasil

1- Procede ao exame das características psicológicas dos esportistas, visando o diagnóstico individual ou do grupo, dentro da atividade em que se encontram.

2- Desenvolve ações utilizando-se de técnicas psicológicas contribuindo em nível individual, para realização pessoal e melhoria do desempenho do esportista e em nível grupal, favorecendo a otimização das relações entre esportistas, pessoal técnico e dirigentes.

3- Realiza atendimento individual ou em grupo de esportistas, visando a preparação psicológica no desempenho da atividade física em geral.

4- Acompanha, assessora e observa o comportamento dos esportistas, visando o estudo das variáveis psicológicas que interferem no desempenho de suas atividades específicas(treinos, torneios e competições).

5- Orienta pais ou responsáveis visando facilitar o acompanhamento e o desenvolvimento dos esportistas.

6- Realiza atendimento individual ou em grupo com esportista, visando a preparação psicológica no desempenho da atividade física em geral.

7- Realiza estudos e pesquisas individualmente ou em equipe multidisciplinar, visando o conhecimento teórico-prático do comportamento dos esportistas, dirigentes e públicos no contexto da atividade esportiva.

8- Elabora e participa de programas e estudos educacionais, recreativos e de reabilitação física orientando a efetivação de um trabalho de caráter profilático ou corretivo, visando o bem-estar dos indivíduos.

9- Colabora para a compreensão e mudança, se necessário do comportamento de educadores no processo de ensino-aprendizagem e nas relações inter intrapessoais que ocorrem no ambiente esportivo.

10- Elabora e emite pareceres sobre aspectos psicológicos envolvidos na situação esportiva, quando solicitado.

11- Encaminha o esportista a atendimento clínico quando houver necessidade de uma intervenção psicológica que transcenda as atividades esportivas.

12- Ministrar aulas de psicologia no esporte em cursos de psicologia e educação física, oportunizando a formação necessária a estes profissionais, a prática das atividades esportivas e seus aspectos psicológicos.

Estas atribuições foram enviadas ao Ministério do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia em 17 de outubro de 1992, como contribuição para fazer parte do catalogo brasileiro de ocupações
Links Relacionados.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!