Siguir este Site!

Potência Aeróbica e Capacidade Anaeróbica








Um plano de treinamento para um trabalho aeróbico e anaeróbio deve ser construído de forma a não produzir fadiga muscular no atleta. A fadiga muscular proporciona uma redução na produção de força ou de potência dos músculos envolvidos no exercício. Em outras palavras é uma falha do atleta em não sustentar um nível particular de desempenho. A fadiga muscular se desenvolve e está associada a intensidade e a duração da atividade muscular e se manifesta tanto em trabalhos de capacidade aeróbica quanto em trabalhos de potencia anaeróbica.
Treinamentos Específicos - A realização de exercícios específicos de forma sistemática resulta em adaptações especificas. Portanto é necessário elaborar planilha de treinamento tanto com exercícios aeróbicos quanto anaeróbicos. Sem esquecer que se devem respeitar os princípios da sobrecarga que são; a duração do treino a intensidade e a frequência. Tudo deve está sincronizado de forma que um trabalho não venha a interferir no rendimento do outro.


Alguns fatores podem influenciar nos resultados em consequência das capacidades individuais biológicas. Entre esses fatores estão; a- O genótipo que são as características herdadas (genética), b- Fenótipo-aqueles que são adquiridos (históricos desde o inicio do treinamento), lesões, esgotamentos. c - Motivação e Emoção (comportamento orientado para um fim)

Diferenças Individuais - Indivíduos que realizam treinamentos de forma semelhante, tipo de trabalho forma de trabalho, intensidade... Adaptam-se de forma diferente ao exercício realizado devido a influência dos fautores anteriormente citados.


Treinamento Anaeróbio Alático-Treinamentos aláticos são realizados com sprint curtos com esforço máximo 100% no ciclismo 100 m onde como estratégia você pode intercalar sprint com esforço máximo e outros de menor intensidade. O percentual de esforço esta relacionado à frequência cardíaca, que pode ser visualizada com um marcador de frequência adaptado a bicicleta, mais também é possível realizar os treinos apenas de forma perceptiva o que é conhecido como método da exaustão percebida, e que foi desenvolvida por Borg na Universidade de Estocolmo em 1980.

É um sistema formalizado TEP Taxa de Exaustão percebida, esse sistema quantifica apenas a intensidade do exercício pelo registro das sensações percebidas de fadiga e é óbvio, não é muito exata. O numero de repetições e series depende da individualidade de cada um e dos testes realizados. Testes específicos para o ciclismo e que vai depender da formula usada para esta avaliação. Se a formula matemática de karvonen ou do esforço máximo quando a frequência máxima chega a um ponto que não se pode mais continuar, alguns fisiologistas chamam zona de deflexão cardíaca. Quanto a recuperação, entre um sprint e outro, pode variar de 03 a 04 vezes o tempo gasto para realizar um sprint de 100 m e é proporcional ao esforço se é máximo ou de menor intensidade.

Treinamento Anaeróbio Láctico - O treinamento láctato deve ser realizado em 01 minuto (60 segundos) com exercício de alta intensidade 90-100% e a recuperação deve ser ativa e fica entre o intervalo de 60 a 120 segundos, entre um sprint e outro.

Treinamento Intervalado- Alguns aspectos favoráveis são observados nos treinamentos intervalados que são:
a- Maior pressão circunferencial das artérias, maior produção do oxido nítrico ( ver referência no final do texto);
b- Aumento proporcional do vo2max que está diretamente relacionado a frequência cardíaca;
c - Exige mais gasto calórico e energético;
d- O trabalho é realizado em alta intensidade;

Treinamento intervalado- Alguns aspectos dificultam a performance nos treinos intervalados que são;

a-Os riscos de ocorrer uma lesão devido ao esforço;
b - Necessita de mais tempo para atingir metas

OBS: Quando se realiza um treino numa zona de limiar anaeróbio, seu treinamento aeróbico se encerra e se torna anaeróbico, é o que acontece quando se treina numa zona entre 80 e 90% de sua frequência máxima, pois em algum momento entre 80 e 90 ele deixa de ser aeróbico e passa a ser anaeróbico.

OXIDO NITRICO - É uma molécula pequena e relativamente estável. É um radical livre que dependendo da quantidade pode ter efeito benéfico ou maléfico sobre o organismo. O oxido nítrico é um potente vaso dilatador muito importante tanto durante o treinamento quanto na recuperação. Isso porque são nesses momentos que os músculos precisam de oxigênio e de nutrientes. Também executam metabólicos produzidos durante os treinamentos assim como; o dióxido de carbono e o acido lático. A arginina e uma precursora do oxido nítrico, além de estimular a insulina fazendo com que o músculo aproveite melhor a glicose durante o trabalho. Estudos recentes comprovam que o oxido nítrico tem efeitos positivos em performance em atletas que utilizam exercícios de esforço máximo (anaeróbicos) em suas atividades.


Comentário- Elaborar treinamento relacionado com potência anaeróbica requer adequação com outros treinamentos par que não se venha a ter surpresas desagradáveis.

2 comentários:

  1. Anônimo - A relação entre as duas está exatamente no programa de treinamento, a fim de que uma não venha ser realizada de forma a causar fadiga para a próxima sessão de treinamento. A fadiga muscular se desenvolve e está associada à intensidade e a duração da atividade muscular e se manifesta tanto em trabalhos de capacidade aeróbica quanto em trabalhos de potencia anaeróbica. No entanto alem disso uma boa condição aeróbica lhe oferecera melhores condições para investir nos treinamentos anaeróbicos. Os treinamentos realizados no desenvolvimento da capacidade aeróbica são treinamentos de longa duração e o trabalho é realizado em uma zona de treinamentos em que freqüência cardíaca para o trabalho deve estar localizada na 1° 2° ou 3° zona de trabalho, ou seja; 50-80%. Enquanto que os treinamentos para melhorar o desempenho da capacidade anaeróbica são realizados com menor duração e dependendo do trabalho se este é sprints ou contínuos a zona de trabalho pode variar podendo chegar aos 100% da freqüência cardíaca de quem realiza o trabalho. Um atleta poderá ter uma boa capacidade aeróbica sem que tenha uma boa capacidade anaeróbica. Tudo vai depender das características individuas e do programa de treinamento.
    Veja planilha de treinamento: http://sites.google.com/site/wilbaciclismocombr/psicologia-do-esporte/wilbaciclistacombr/fartlek-no-ciclismo/planilha-de-treinamentos-para-ciclismo
    Estratégia para treinamentos:
    http://wrpbjb-ciclocompcombr.blogspot.com/2010/12/estrategia-para-treinamentos-parte-i-e.html

    ResponderExcluir

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!