Siguir este Site!

Estratégia para treinamento Parte IV


O Biofeedback no condicionamento físico. Parte IV
Medidor de Potência
Marcador de Frequência Cardíaca 
Taxa de Lactato.

O termo feedback é formado pelo radical 'bio' (vida), 'feed' (alimentar) e 'back' (retorno), é a informação de retorno dos fatores de natureza biológica que são monitorados e utilizados para o controle do desenvolvimento e aprimoramento do condicionamento do ciclista. O feedback oferecido pelo marcador de Potência e instantâneo e real em qualquer situação,isto significa que 220 watts e uma informação real do momento do esforço realizado. 


A crítica feita ao medidor de frequência cardíaca (cardiofrequencímetro) e que o mesmo sofre influência de diversos fatores, entre eles temperatura, alimentação motivação estresse e muitos outros fatores. No entanto podemos entender que se o ciclista sofre influência dos fatores acima mencionados, por exemplo, (tomando como referencia um só fator desses) temperatura 45° haverá, portanto uma mudança (elevação) no seu ritmo cardíaco, e esta elevação significa que o seu sistema fisiológico esta trabalhando com maior intensidade. 

Fazendo um confronto entre os dois marcadores; o medidor de potencia maracá 220 watts e marcador de frequência em determinado tempo vai indicar x de frequência cardíaca considerada alta, (tomando como referência uma dada zona de trabalho) então qual dos dois feedback deve servir de orientação.

E evidente que se o ritmo cardíaco se encontra elevado e acima da zona de trabalho a ser realizado e, por conseguinte se for mantido a mesma potência, cada vez mais, a frequência cardíaca vai aumentar e defasar em relação a um parâmetro seguro da frequência cardíaca para o trabalho realizado pelo ciclista na zona de treinamento por ele pré-estabelecida. Isto se torna mais relevante em proporção à faixa etária, mesmo levando em consideração padrões preestabelecido assim como conhecida formula matemática, 220 menos a idade. Se pode entender que desta forma embora os medidores ofereçam feedback de natureza diferenciada,mais como o feedback oferecido tem a mesma origem,o corpo. E como o corpo que trabalha é um sistema formado por subsistemas, cada qual com suas características individuais, mais ao mesmo tempo, subordinados ao sistema com um todo, se pode concluir, então, que o corpo que trabalha recebe influencia direta de vários sistemas que em si são fragmentados e formados por outros subsistemas que devem ser levados em consideração, pois com certeza vão exercer influencia no rendimento do ciclista. 

Pode-se entender que tanto o medidor de potência quanto o de Frequência cardíaca se completam para melhorar a quantidade e qualidade do treino do ciclista. E tudo vai depender de um bom programa de treinamento, e das avaliações realizada no ciclista em circunstância adversas apresentada nos monitoramentos. Pois o marcador de frequência cardíaca oferece parâmetros de natureza fisiológica importantes no que se refere ao esforço e ritmo cardíaco, que por sua vez pode indicar problemas do excesso de treinamento e até mesmo de saúde. No entanto existe um serie de avaliações que pode ser utilizadas para obter feedback sobe as condições reais do ciclista.Tanto antes quanto após os treinamentos e competições.

Frequentemente também se tem utilizado a medição da taxa de lactato. Este feedback sobre a produção de lactato é utilizado para se ter uma confirmação de que o trabalho produzido se encontra em níveis satisfatórios de lactato em treino e competições em relação a intensidade do esforço.Assim ao determinar o limiar lático se pode estabelecer em qual frequência cardíaca se produz o nível de lactato desejado.É obvio que o medidor de potencia não oferece condições para estabelecer esta relação ente ele e o nível de lactato.Se pode,portanto fazer uma comparação da relatividade do feedback oferecido pelo marcador de frequência e a taxa de lactato,concomitante ao medidor de potencia.Embora existam outros modos de monitorar grandezas dos processos fisiológicos do ciclista,esses três aparelhos já oferecem condições de prestar relevante papel no desenvolvimento e condicionamento do ciclista.wra2012.

Biofeedback: A Terapia do Novo Milênio