Siguir este Site!

SINDROME DO SUPERTREINAMENTO





A síndrome do supertreinamento caracteriza-se por um composto complexo de sinais e sintomas que é determinantes particularizados, e de certa forma se torna muito difícil, para atleta, técnicos e treinadores, reconhecerem que a queda do desempenho é produzida pelo excesso de treinamento.

O primeiro sinal da síndrome do supertreinamento é o declínio do desempenho. Quando isso acontece, o primeiro sinal físico é a frequência basal,quando essa frequência começa a aumentar no período da manhã,(frequência de repouso ao acordar) é sinal de que algo está errado. Assim se a frequência estiver com 10 batimentos acima de sua frequência media (normal) então se deve diagnosticar a causa, antes que seja tarde demais. Uma frequência basal acelerada pode indicar uma variedade de problemas, entre eles podemos destacar, o excesso de treinamento, lesões fadiga, infecções causadas pela baixa da imunidade ou problemas relacionados a tensão emocional.

O repouso é um dos melhores meios que um atleta pode utilizar para se recuperar de um treinamento excessivo. Mais é muito difícil sugerir ou prescrever tal procedimento uma vez que as maiorias dos atletas temem o descondicionamento mais na realidade a perda do condicionamento, só acontecerá caso o atleta fique inativo por um período mínimo de quatro dias. O atleta pode ficar inativo por dois dias e não terá afetado o seu condicionamento, e ninguém estará lhe ultrapassando.

Selye (1976) observou que a tolerância de uma pessoa ao estresse pode ser comumente superada por um aumento súbito da ansiedade, que proporcionará aumento do sofrimento físico. Alguns fatores se destacam como favoráveis ao desenvolvimento de sinais e sintomas relacionados à síndrome do supertreinamento. Entre eles estão o excesso de competições, medo do fracasso, desejo de vencer, exigências de técnicos, treinadores e pessoas outras, além de expectativas não realistas, assim com, querer vencer provas para as quais não está preparado.

Um atleta com essa síndrome perde força, coordenação e capacidade maximal de trabalho muscular. E por esse motivo, de modo geral seu comportamento é acompanhado por uma perda do desejo de competir e do entusiasmo para o treinamento.

Wilmore & Costill (2001) inclui o seguintes sintomas relacionados a síndrome do supertreinamento.

a) Frequência cardíaca de repouso acelerada:

b) Pressão arterial elevada:

c) Distúrbios do sono:

d) Resfriados frequentes:

e) Reações alérgicas:

f) Náuseas ocasionais:

g) Sensibilidade muscular:

h) Diminuição do apetite e perda de peso corporal:

As causas da síndrome do supertreinamento é uma combinação de fatores fisiológicos e emocionais. Os sintomas dessa síndrome não podem ser compreendidos de maneira universal, pois embora sejam comuns, são sintomas particulares e subjetivos.

Meeusem (2001) inclui alterações do sistema imunológico, neurológico e endócrino como sendo evidências de que o atleta passa por um processo que é consequência do supertreinamento. Embora até o momento não se tenha estabelecido uma relação entre essas alterações no sentido causa e efeito, mesmo assim esses sintomas podem ser frequentemente utilizados como parâmetros para definir, diagnosticar se um atleta está apresentando quadro característico de supertrteinamento.

COMENTÁRIO - Para prevenir o surgimento da síndrome do supertreinamento, o atleta deve rejeitar seguir planilhas de treinamentos elaborados por pessoas sem experiência e qualificação profissional para esse fim,evitar seguir conselhos e sugestões,do vulgo ingênuo desconhecedor da atividade esportiva.Ter equilíbrio emocional e sabedoria par ouvir e respeitar os sinais e sintomas do corpo,pois quando isso começa a acontecer é um sinal de que está na hora de fazer uma pausa para descanso e recuperação,para evitar e prevenir que a síndrome do supertrenamento se instale e interfira em seu objetivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O esporte é um grande parceiro da saúde.
Obrigado pela visita ao blog wilba esporte.com
Se você chegou até aqui e leu a postagem, esteja à vontade para comentar, enfim aqui não existe moderação de comentários, para não limitar o leitor em expor suas ideias, pois afinal de contas cada pessoa deve assumir seus atos e a responsabilidade por seus comentários.
Volte sempre!
Obrigado pela Visita!